sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Estados terão de garantir vagas no ensino médio

Projeto do senador Cristovam Buarque, sancionado pelo presidente Lula, torna direito do cidadão obter vaga para cursar o ensino médio em escola pública e gratuita




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira projeto de lei que garante a qualquer pessoa o acesso ao ensino médio público e gratuito. Essa é a quinta proposta de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a ser transformada em lei – todas as cinco matérias visam aperfeiçoar a educação no país.

Ao defender a nova lei (Lei 12.061/09), Cristovam argumenta que, "sem o ensino médio, que é o antigo segundo grau, os jovens não podem entrar na universidade nem se tornar cientistas; sem o ensino médio, portanto, o Brasil não tem futuro".

– Obrigar os governos a garantir vagas a todos os que quiserem cursar o segundo grau é uma questão de decência e eficiência nacional – afirmou, acrescentando que, atualmente, apenas um terço dos jovens brasileiros conclui essa etapa dos estudos.

O texto sancionado altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como LDB). Até então, a LDB obrigava o poder público a garantir somente o acesso ao ensino fundamental – que é responsabilidade dos municípios. Agora, qualquer pessoa pode exigir vaga no ensino médio, que é responsabilidade dos estados.

Cristovam acredita que os principais beneficiados serão os jovens que cursam o último ano do ensino fundamental e estão prestes a entrar no ensino médio, mas que normalmente não o fariam devido à falta de vagas em escolas públicas ou por não poderem pagar um colégio particular
.

90543

Senado aprova proposta que transfere a ministérios responsabilidade pela certificação de entidades filantrópicas

Senado aprova proposta que transfere a ministérios responsabilidade pela certificação de entidades filantrópicas

Natal sem fome- Generosidade em prol de crianças e adolescentes

A campanha está mobilizando ações de generosidade para arrecadar livros, brinquedos e alimentos para crianças de todo o Nordeste. Em 2008, 11 mil brinquedos e 22 mil livros foram distribuídos entre 115 entidades só no Ceará


No lançamento da campanha, as crianças tiveram uma manhã animada por música, teatro e pintura(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

Quando chegar o Natal, as doações se tornam fonte de alegria e aprendizado para milhares de crianças em todo o Nordeste. A campanha Natal sem Fome dos Sonhos já está recebendo livros, brinquedos e alimentos, que serão entregues a entidades que beneficiam crianças e adolescentes carentes. Em 2008, 11 mil brinquedos e 22 mil livros foram distribuídos entre 115 entidades só no Ceará, que é o principal ponto de mobilização. A campanha deste ano foi lançada ontem em Fortaleza, com festa para dezenas de crianças no Passeio Público.

A ação é nacional e arrecadou 29.489 livros e 20.066 brinquedos no ano passado, beneficiando 150 entidades do Nordeste, segundo o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), coordenador da campanha no Estado. Desde 2006, a campanha Natal sem Fome passou a arrecadar também brinquedos e livros, tornando-se ``Natal sem Fome dos Sonhos``.

Os livros doados vão compor os Espaços de Leitura, um projeto paralelo que instala bibliotecas em escolas públicas, associações comunitárias ou entidades de assistência a crianças e adolescentes, principalmente em comunidades rurais e carentes. Uma pessoa da equipe recebe capacitação para desenvolver atividades lúdicas no espaço, a fim de aproximar as crianças e criar laços com a comunidade. ``Quem já leu um livro e gostou muito, pode passá-lo adiante para que ele encante outras crianças``, sugere a coordenadora da área social do Inec, Nágela Araújo.

A Escola Irmã Dulce, em Maracanaú, foi uma das 21 instituições beneficiadas com espaços de leitura no ano passado. Antes, os alunos só tinham os livros didáticos. Agora, podem levar para casa histórias de todo tipo, conta o estudante José Airton Pereira da Silva Junior, 12. Com o novo espaço, a rotina mudou: o tempo de fazer as tarefas da escola é dividido com a leitura. Airton, que gosta de histórias de aventura e pretende ser médico, já sabe como a leitura de hoje pode ajudar no futuro. ``Ler é bom pra gente ter um trabalho melhor``, ensina.

Para receber uma biblioteca, a entidade deve comprovar sua atuação em benefício de crianças e adolescentes, ter um ambiente disponível e enviar um ofício de solicitação. A Escola Recanto Psicopedagógico, que complementa a educação de crianças com necessidades especiais, é uma das que já se inscreveram. ``Eles vão ter mais incentivo para aprender a ler``, avalia a pedagoga Leila Mariada Silva. As inscrições vão até o meio do mês de novembro.

SERVIÇO
Postos de arrecadação
Agências do Banco do Nordeste e postos do Crediamigo, unidades das redes Hapvida e Camed, Escola Vila, lojas Casablanca Turismo (veja lista completa no site). As pessoas podem solicitar o material de divulgação para mobilizar condomínios e empresas. Informações: www.inec.org.br ou pelo Telefone: 3209 9234 
fonte: www.opovo.com.br

Sustentabilidade Educar, educar e educar...



A escola é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Saiba como trabalhar neste segmento em artigo da Agenda Sustentável.
O cuidado de agir, produzir e viver com um menor impacto social, ambiental e econômico é um caminho sem volta, rumo a uma nova forma de fazer as tarefas do dia a dia e, principalmente, de se relacionar com o planeta.

Quando passamos a conhecer práticas de sustentabilidade empregadas por diversas instituições e pessoas, percebemos que é fácil preservar o planeta apenas com a mudança de certas atitudes e posturas. A sustentabilidade é um assunto que apaixona. Sua prática deixa as pessoas perdidamente apaixonadas pela vida.

A Sustentabilidade nada mais é do que educação. Educação, conscientização, motivação e engajamento... E essa é uma das tarefas da escola. Nas palavras de Vitor Henrique Paro, essa relação fica ainda mais evidente: “Para que isso não se perca, para que a humanidade não tenha que reinventar tudo a cada nova geração, fato que a condenaria a permanecer na mais primitiva situação, é preciso que o saber esteja permanentemente sendo passado para as gerações subsequentes. Essa mediação é realizada pela educação, entendida como a apropriação do saber historicamente produzido. Disso decorre a centralidade da educação enquanto condição imprescindível da própria realização histórica do homem.”

Ora, se passar esse conhecimento da sustentabilidade para as novas gerações é o papel da escola, por que as principais instituições de ensino do País ainda não possuem ações cuidadosamente definidas? Além disso, essas mesmas instituições deixam de poupar significativas quantias por não preocuparem-se com a sustentabilidade de sua própria gestão. Percebo que simples ações muito efetivas, como implantar sistemas de gestão de energia e de água, conscientizar seus alunos e funcionários para um consumo cuidadoso dos insumos escolares, promover passeios junto à Natureza, a despeito de custosos roteiros turísticos, entre muitas outras, ainda são ignoradas.

Por intermédio de meu trabalho frente ao Agenda Sustentável, site com a missão de conscientizar, compartilhar e disseminar as melhores práticas em sustentabilidade para as empresas e toda a sua cadeia de valor, reuni informações para sugerir ações simples de sustentabilidade para instituições de ensino que estejam preocupadas em cumprir seu importante papel com essa futura geração.

materia completa no site http://br.hsmglobal.com/notas/54955-educar-educar-e-educar
 
BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ONU lança campanha para saber como brasileiros cuidam do meio ambiente



A Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo uma série de ações para conscientizar todas as pessoas sobre a importância de protegermos o meio ambiente. Você pode ser um ator fundamental nessa iniciativa, participando da campanha ONU Verde e respondendo a pergunta: “O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?”.

Através de fotos ou filmes – as ações que você desenvolve todos os dias para cuidar do nosso planeta e que possam servir de inspiração para outras pessoas. A campanha se encerrará no dia 5 de Junho de 2010, dia mundial do meio ambiente,  quando as dez fotos mais criativas serão divulgadas neste site e os cinco melhores filmes serão veiculados pela MTV.


Mostre sua criatividade e torne-se um parceiro da ONU nesta iniciativa!


http://www.onuverde.org.br

Agência Senado - 28/10/2009 - Incentivo para construções ecológicas é aprovado, mas retorna à Câmara

Agência Senado - 28/10/2009 - Incentivo para construções ecológicas é aprovado, mas retorna à Câmara

Aprovada PEC que estabelece avaliação por indicadores de responsabilidade social

[Foto: Plenário do Senado Federal]
O Plenário do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/03, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que determina que os objetivos impostos à ordem social passem a ser avaliados por meio de indicadores de responsabilidade social. Por acordo de lideranças, foram quebrados todos os interstícios constitucionais para a votação da matéria, que transcorreu toda ela na noite desta quarta-feira (28/10).
O relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), assinalou, concordando com a autora, que a PEC representará o passo inicial para que venha a ser constituída uma Lei de Responsabilidade Social, a exemplo da atual Lei de Responsabilidade Fiscal. A Lei de Responsabilidade Social, argumentaram os senadores, deverá ser capaz de instituir um Índice de Responsabilidade Social, que terá abrangência nos três níveis de governo.
www.senado.gov.br

Confira mostra virtual de Soluções socioambientais


A exposição de soluções socioambientais promoveu a interação entre os participantes da Conferência Ethos 2009, ampliando o alcance de novas tecnolgias


Pela segunda vez, tecnologias sustentáveis com alto potencial de replicação foram reunidas em uma mostra gratuita, em paralelo à Conferência Ethos. Organizada de forma a promover a interação, ela despertou muito interesse pelas soluções expostas e contou com visitantes de várias partes do Brasil.

acesse www.ethos.org.br e veja a mostra

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Gestão Ambiental- encontro internacional será realizado em Fortaleza


De 3 a 5 de novembro, a Universidade de Fortaleza promove o Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial em Meio Ambiente, que este ano assume o caráter de congresso internacional. Trata-se do congresso empresarial e acadêmico mais antigo da América Latina nesta temática.

Evento pioneiro em sua temática na América do Sul, o Engema reflete o engajamento acadêmico e empresarial quanto às questões socioambientais, de crescente urgência nas últimas décadas. Anterior à Rio-92, sua primeira edição convidava gestores e pesquisadores a debater abordagens e tópicos em busca da promoção da gestão empresarial socioambiental. Desde então, o Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente vem expandindo sua abrangência de temas relativos à questão da Sustentabilidade.

Inscrições e outras informações, no hotsite do evento www.engemas.net e na coordenação do mestrado em Administração da Unifor - 3477 3229

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A rota da sustentabilidade

Muitos empreendedores ainda têm a percepção de que responsabilidade social é assunto apenas para grandes empresas. Não é

Por Claudio Tieghi* 
 

Na semana passada, durante o 1º Simpósio de Responsabilidade Social realizado pelo setor de franchising, a colocação de um executivo de uma empresa franqueadora me chamou atenção. Tal qual uma grande parcela de empreendedores do país, esta rede de franquias planejava aderir a práticas de responsabilidade social, mas não sabia por onde começar, nem em que área atuar.

O grande empecilho é que muitos empreendedores ainda têm a percepção de que responsabilidade social é assunto apenas para grandes empresas. Não é.

No passado, quando a RSE (Responsabilidade Social de Empresas) era tida como a capacidade de fazer grandes investimentos em projetos sociais, até poderia haver essa leitura. Mas ao longo da última década, o termo ampliou e ganhou novos significados. O principal deles é a sustentabilidade. E este termo permeia tudo que diz respeito à gestão da empresa.

Hoje, para ser socialmente responsável, é necessário primeiro analisar questões como: a empresa faz bom uso dos recursos naturais? Trata com respeito seus funcionários? Escolha fornecedores confiáveis e conhece sua cadeia de produção? Entrega produtos ou serviços com qualidade desejável? Cuida dos resíduos que produz? Todos esses itens, entre muitos outros, dizem respeito a qualquer tipo de empreendimento e é possível analisar cada um deles graças aos Indicadores de RSE desenvolvidos pelo Instituto Ethos. Eles contemplam categorias setoriais para que uma gama maior de empresas, mesmo as pequenas, possam utilizá-los com êxito. Existem indicadores para o setor de mineração, financeiro, construção civil, para micro e pequenas empresas e, desde o ano passado, também para o franchising. Os indicadores são perguntas reunidas em questionário cujas respostas, sigilosas, são processadas internamente pelo Instituto Ethos. O resultado é entregue à empresa e ela pode comparar a nota que recebeu com a média obtida pelas empresas, além de compará-la às empresas que conquistaram os melhores resultados e assim ter uma ideia de como se posicionar em relação a cada item avaliado. É uma boa radiografia de como anda a responsabilidade social do próprio negócio. Por exemplo, a empresa pode se sair bem em aspectos éticos como definido no item “Práticas anticorrupção e antipropina”, mas se sair mal no quesito “Critérios de contratação e valorização da diversidade”. E essa consultoria, acessível e gratuita, oferece os subsídios necessários para que a empresa descubra o “por onde” e “como” começar, tornando a responsabilidade não só acessível, mas também uma grande aliada na gestão dos negócios. O importante é dar o primeiro passo, principalmente em tempos de Aquecimento Global.

*Claudio Tieghi é presidente da Associação Franquia Solidária (Afras), braço de responsabilidade social da Associação Brasileira de Franchising (ABF).


http://revistapegn.globo.com/Revista/

Seminário Bolsa Família e Microfinanças: Promovendo o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal realizam o 1º Seminário Bolsa Família e Microfinanças: Promovendo o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros, nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília. No encontro, mesas temáticas vão estimular o debate sobre microfinanças e educação financeira entre diversas instituições governamentais que atuam na área e organismos internacionais. O Seminário também marca o lançamento do Projeto de Inclusão Bancária.

Abrir conta corrente, poupança, ter acesso a serviços financeiros como microcrédito e microsseguros... Esse não é apenas mais um sonho da população de baixa renda, é uma realidade! O Projeto de Inclusão Bancária chega para aproximar os beneficiários do Programa Bolsa Família às Instituições Financeiras. Além de facilitar o acesso, promove uma série de ações de educação financeira que vão contribuir para que as famílias que participam do Programa possam utilizar os serviços bancários. O Bolsa Família atende atualmente mais de 12,4 milhões de domicílios e movimenta não só a renda desses beneficiários, mas a economia local.

fonte: www.mds.gov.br 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Oi abre inscrições para seu programa de patrocínios culturais


A Oi abriu no último dia 15 as inscrições para o edital de seleção dos projetos culturais que serão patrocinados pela empresa no próximo ano. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura.

O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística no País, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis até 16 de novembro por meio do site www.oifuturo.org.br ou www.oi.com.br.

Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Apoiado em conceitos como "acesso” e "inovação”, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas platéias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.

Desde 2001, a Oi investiu cerca de R$ 222 milhões na cultura brasileira. Mais de 680 projetos em segmentos variados, como teatro, dança, festivais, artes visuais e cinema, já foram contemplados, atingindo um público estimado de 13 milhões de espectadores. Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa.

As propostas serão avaliadas por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e o resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.

Em 2009, a Oi selecionou por meio do programa 132 projetos culturais, com investimento total de R$ 29,2 milhões, nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. Entre as iniciativas selecionadas, há mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, obras de teatro, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.

Os projetos selecionados na edição passada do programa concorreram com mais de 4,3 mil propostas inscritas dos diferentes Estados da área de atuação da companhia.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Manual de etiqueta sustentável

Ecologia deixou de ser um assunto restrito a entusiastas e cientistas. O tema muitas vezes visto como árduo, no passado, agora ocupa as manchetes de jornais e, até, as colunas sociais.
O que era chato ficou chique. Empresas, mídia, governos, bancos, astros de Hollywood e do Brasil passaram a discutir – com urgência – como fazer para salvar o homem do aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra. A noção de sustentabilidade – desenvolvimento que não compromete o futuro – começa a ganhar as ruas.
consulte o site http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/index.php e acesse ao Manual de etiqueta sustentavel.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Entidades Certificadas no CNAS

Confira no site do Conselho Nacional da Assistencia Social a relação de entidades credenciadas a esse conselho. http://www.mds.gov.br/cnas/entidades-certificadas

Governo repassará benefício para municípios com melhores indicadores sociais

O governador Cid Gomes anunciou nesta segunda-feira (19), durante o lançamento da 6ª edição local e 3ª edição nacional do Selo Unicef Município Aprovado que o Governo do Estado, que fará um repasse de R$ 100 mil para os municípios que obtiverem a melhor evolução em seus indicadores sociais. O recurso, a fundo perdido, deverá ser aplicado pelos prefeitos, nos indicadores municipais de menor evolução. “Esse é uma lei que será enviada imediatamente para apreciação e aprovação na Assembleia Legislativa. Ser o melhor é bom, mas não é fundamental. É preciso mesmo que os municípios evoluam, oferecendo melhores condições para de vida para crianças e adolescentes”, confirmou Cid.
http://www.ceara.gov.br/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Experiências cearenses são premiadas

Clique para Ampliar

Instituições são reconhecidas por projetos que valorizam a educação integral de crianças e adolescentes

As seis entidades cearenses que foram finalistas do prêmio Itaú Unicef, entregue este fim de semana, na cidade do Recife, voltaram para os seus municípios com o reconhecimento de que os trabalhos realizados em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes possui valor especial. Dentre 1.917 projetos inscritos em todo o país, eles foram selecionados por uma comissão que avaliou a capacidade das ONGs em criarem reais oportunidades para o desenvolvimento de uma educação integral.

Tapera das Artes (Aquiraz), Associação Amigos do Recicriança (Aracati), Arca (Caucaia), Fundação Raimundo Fagner (Orós e Fortaleza), Projeto Verde Viva (Crato) e Fundação do Trabalho Educacional com Recursos Renováveis e Arte (Maranguape) foram vencedores da região Nordeste e concorreram ao prêmio que identifica e acompanha organizações sócio-educativas em todo o Brasil. As ONGs foram reconhecidas pelas experiências inovadoras em parceria com as escolas públicas.

O prêmio, que tem o apoio técnico do Canal Futura, Rede Andi e diversas outras instituições, distribui meio milhão de reais entre as finalistas.


Veja materia completa: www.diariodonordeste.com.br

Educação fiscal é tema de curso

Começam a circular hoje os fascículos do curso de Educação Fiscal e Cidadania, promovido pela Fundação Demócrito Rocha. Autores abordam a gestão financeira pública e a relação com a sociedade


O objetivo do curso é abordar a relação do cidadão com o Estado, tendo a possibilidade de integração entre arrecadação de impostos e o gasto público, com a orientação de que seja tudo realizado de forma eficiente, transparente e honestamente.


Trata-se  de uma importante oportunidade para o exercicio do controle social.
fonte: opovo.com.br

sábado, 17 de outubro de 2009

No ranking do combate à fome, Brasil ocupa o primeiro lugar

A constatação é da Organização Não-Governamental Action Aid, que atua em países de quatro continentes, sempre no combate à pobreza


As políticas sociais do Governo Federal, principalmente a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram reconhecidas pela ONG Action Aid, que apontou o Brasil em primeiro lugar no ranking do combate à fome entre os países em desenvolvimento. Iniciativas como o Bolsa Família, programas de segurança alimentar e nutricional e outros foram apontados no relatório da instituição como fundamentais para comprovar a prioridade dada à questão pelo governo brasileiro.


O documento da Action Aid, divulgado nesta sexta-feira (16/10) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, relaciona dois rankings: o dos países ricos, liderado por Luxemburgo, e o dos países em desenvolvimento, no qual o Brasil supera China, Gana e Vietnã, que vêm em seguida. Há críticas à Índia, que viu crescer em 30 milhões o número de pessoas que passam fome.


“É o papel do Estado, e não a riqueza do país, que determina o progresso em relação à fome”, disse a diretora da ONG, Anne Jellema. Daí os esforços do governo brasileiro reconhecidos pelo documento da Action Aid. “O Brasil demonstra o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos e boa vontade para combater a fome”.


A Action Aid foi criada na Inglaterra nos anos 70 e hoje atua de forma global em países de quatro continentes, sempre no combate à pobreza. A sede fica em Johannesburgo, na África do Sul. No Brasil, possui escritório desde 1998. O ranking liderado pelo País, divulgado nesta sexta, foi feito após pesquisas em 50 países. fonte: www.mds.gov.br

Finanças na trilha da sustentabilidade

O cerco está se fechando para as empresas que ainda desdenham do assunto “sustentabilidade” e consideram os efeitos das mudanças climáticas papo de ecochato. Nos últimos meses, uma série de posicionamentos do mercado deixa claro que, no jogo em favor do desenvolvimento sustentável, não há espaço para amadores. A última novidade é a Resolução 3792 do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada em 29 de setembro, que obriga as fundações a mencionar em suas políticas de investimento se vão ou não adotar padrões de responsabilidade socioambiental. “O CMN inovou, trazendo uma resolução mais enxuta e que antecipa as necessidades do mercado”, comemora Lauro Araújo, diretor da área de investimentos para o Brasil da Mercer, consultoria com 25 mil clientes em 40 países e a primeira do mundo a abraçar a causa ambiental. “Desde 2003, temos um grupo de 15 pessoas dedicadas exclusivamente a esse tema, com a função de informar cerca de 250 consultores em todo o mundo”, conta Araújo.

O executivo da Mercer afirma que grandes investidores e gestores institucionais se preocupam cada vez mais em colocar seu dinheiro em empresas com gestão sustentável, especialmente no Canadá e nos Estados Unidos – país em que há US$ 3 trilhões investidos nesse tipo de ativos, o que representa 11% do mercado de fundos. “As fundações em particular entendem que, no médio e longo prazo, um negócio que não seja sustentável assume mais riscos, o que vai alterar sua estrutura de capital e seu valor de mercado percebido”, diz. E detalha: “Para saber quanto vale hoje a marca de uma construtora, por exemplo, é preciso precificar a projeção de lucro para daqui a 50 anos e trazer esse valor para o presente. Caso se descubra que a empresa está exposta a processos trabalhistas ou ambientais, deve-se descontar todos esses riscos, o que fará com que o valor percebido dela caia”.

A iniciativa deixa otimista também Elisabeth Lerner, sócia da Tripod Investiments, empresa especializada na gestão de fundos de private equity cuja missão é gerar resultados para os clientes “fomentando a prática da ética, da governança e da sustentabilidade empresarial nos negócios”. Na opinião dela, a resolução vai funcionar como motivador adicional para que os princípios de responsabilidade socioambiental sejam analisados como pontos importantes de investimento, além de aspectos como segurança e rentabilidade. “Acho extremamente positivo o CMN ter sinalizado de maneira explícita, pela primeira vez, a relevância do tema”. Veja a materia completa no site www.ethos.org.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Concurso Cultural Saco de Ideias


O Instituto Akatu aproveitou o Dia do Consumidor Consciente e lançou o Concurso Cultural Saco de Ideias. A atividade propõe a gravação de vídeos de 15 segundos a um minuto, com o tema “O que você pode fazer para reciclar, reutilizar recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas?”. A ação pretende sensibilizar e conscientizar a população brasileira para o consumo conscientedo Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio do Carrefour.  

Até 30 novembro, você pode participar acessando o site, preencher a inscrição e enviar o vídeo com o tema do concurso. O material será disponibilizado no portal e submetido à votação popular. Os dez vídeos mais votados serão avaliados por uma comissão julgadora, formada pelos diretores de criação das três agências que atendem o Akatu — Leo Burnett, Lew’Lara e Brancozulu. Os três vídeos mais criativos serão contemplados com a exibição em programas de TV aberta.

A campanha é uma iniciativa para ampliar a compreensão dos conceitos e práticas do consumo consciente. As ações pretendem conscientizar e mostrar às pessoas como as suas escolhas individuais interferem diretamente no cotidiano de sua cidade ou planeta.

Para Helio Matar, diretor presidente do Instituto Akatu, o concurso “Saco de Idéias” vai fomentar o debate e proporcionar ao cidadão a oportunidade de conhecer o que a sociedade pensa sobre o assunto. “Hoje, por exemplo, muitos consumidores já  usam racionalmente as sacolinhas plásticas. Temos certeza que muitas idéias já estão sendo colocadas em prática pelo país. O que queremos é compartilhar a sabedoria das multidões”, conclui.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro usa em médiadores no período de quatro dias, a quantidade será suficiente para uma volta completa ao redor da Terra.

Quem se inscrever no concurso vai receber por e-mail um “kit de divulgação”. Este kit possibilitará ao participante fazer campanha própria para angariar votos para seu vídeo nas redes sociais em que está cadastrado. No próprio kit haverá selos sobre sua participação para serem colocado s no Twitter, Facebook, Blog, My Space e outros canais.fonte www.akatu.org.br

Ministério do Meio Ambiente cria Dia do Consumidor Consciente

Com o apoio do Akatu e patrocínio da rede de supermercados Carrefour, MMA institui o 15 de outubro como data para reflexões sobre a consciência no consumo
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu na manhã de quinta-feira, 15 de outubro, o Dia do Consumidor Consciente. Com o apoio do Instituto Akatu e patrocínio da rede de supermercados Carrefour, o 15 de outubro, que se comemora pela primeira vez, pretende despertar a consciência ambiental dos consumidores para os problemas ambientais derivados dos padrões de consumo atuais.

Neste primeiro aniversário, o Dia do Consumidor Consciente apóia a campanha do MMA Saco é um Sacopropondo aos consumidores o desafio de passar o dia 15 de outubro sem usar sacolas plásticas. “O Akatu já vem trabalhandoconsciente das sacolas plásticas. Ter um dia em que todos os consumidores se propõem a não usar sacolas é um grande estímulo para nosso trabalho”, declarou Heloisa Mello, gerente de operações do Instituto Akatu.

Além do ministro e da gerente do Akatu, participaram do evento Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania do MMA, Marilena Ramos, secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, o presidente e o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Jaen Marc Pueyo e Paulo Pianez, respectivamente.

Na loja do Carrefour onde ocorreu a cerimônia de lançamento, sacolas retornáveis foram distribuídas gratuitamente neste dia como medida para estimular os clientes a recusar as sacolas plásticas.

No período da tarde, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Carlos Minc fez apresentação da estratégia para internet da campanha Saco é um Saco e dodo pelo Akatu.  A campanha será articulada nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.